Hoje iremos inaugurar nossa coluna SpaceZoom, onde traremos uma análise aprofundada de jogos atuais, não necessariamente lançamentos. Para estreia da coluna, apresentamos a primeira parte de um super texto sobre o game-estrela dos E-sports, Counter-Strike: Global Offensive! Mostraremos um pouco da história de CS, uma comparação entre a 1ª versão do jogo com a mais atual, além dos mapas disponíveis, modos de jogo, e diversos outros detalhes. Confira agora!

Counter-Strike é um game de FPS da poderosa Valve, foi lançado em 1999 como um mod (modificação) de Half-Life; com seu incrível sucesso e destaque o game ganhou sua versão própria, de um mod para uma versão completa, assim a jogabilidade clássica foi melhorada para algo que definiu os jogos de tiros competitivos até hoje.

O CS como é conhecido começou como CS 1.0, que logo após recebeu mais de 20 versões com melhorias, como CS 1.6, onde o jogo ficou mundialmente conhecido e teve um grande sucesso, bem como as demais versões que vieram a seguir: Condition Zero, Source e o mais atual, Global Offensive. CS teve um grande sucesso e também responsável pela popularização de jogos em rede e das Lan Houses, já que o game era bastante disputado pelos jogadores.

Counter-Strike é considerado o FPS mais jogado do mundo, tendo mais de 26 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Em 2015 sua versão mais atual, Global Offensive, chegou a ultrapassar as vendas de Minecraft, com 24,9 milhões de cópias vendidas, enquanto o site oficial de “Minecraft” coloca a versão de PC do game em 24,5 milhões de unidades, sendo então CS o game mais jogado na plataforma PC e assim cada vez mais o número de vendas aumenta com o passar do tempo.

Counter-Strike se baseia no “famoso” policia contra ladrão, no caso, Terrorist (TR) e Counter-Terrorist (CT). A jogabilidade do game parece ser simples, mas se aprofundando mais no game, o jogador percebe que não é tão simples assim e precisará de um bom tempo para se adaptar ao jogo, pois o game requer muito da estratégia colocada durante as partidas, bem como as práticas em suas habilidades, tanto na movimentação como atirar no jogo, aprender os famosos pixel do inimigo, como jogar as granadas disponíveis no game, e por aí vai.

O jogo é considerado o FPS “mais justo” entre os jogos das concorrentes, pois no CS o jogador novo possui as mesmas armas e acessórios dos jogadores veteranos, não precisando comprar com dinheiro de verdade ou subir patente e ranks para desbloquear as armas e acessórios. O que vai diferenciar os jogadores novos do veteranos realmente são as habilidades mostradas durante as partidas, alem das patentes.

Os gráficos do jogo não são de ultima geração como vemos nos demais FPS hoje em dia como “Call of Duty” ou “Battlefield”, mas a engine utilizada feita pela própria Valve (Source) não deixa nada a desejar. Os gráficos são bons e bem “polidos”. Veja abaixo imagens do mapa “Inferno” comparado no mesmo local, porém no CS 1.6 para o CS: Global Offensive:

*CS 1.6 mapa “Inferno” Bomb A

 

*CS Global Offensive mapa “Inferno” Bomb A

CS: Global Offensive também encontra-se disponível na plataforma Xbox 360 e Xbox One (via retrocompatibilidade) porém o jogo não recebe atualizações e updates desde 2013.

Sistema Anti-Cheat (VAC):

O jogo possui um sistema de Anti-Hack, chamado VAC (Valve Anti Cheat) criado pela própria Valve que detecta players utilizando qualquer tipo de programas terceiros que modificam o jogo; logo após detectar algum player utilizando um programa ilegal, o VAC bane permanentemente o mesmo, ou por alguns anos. O jogador que receber a punição será bloqueado de qualquer servidor de CS:GO que seja protegido pela VAC, daí, ele terá acesso a servidores não protegidos e o modo Single Player.

A VAC é um sistema automático e nenhum ADM (administrador) pode banir ninguém pela VAC por ser automático. A VAC tem tolerância zero quanto ao uso de Cheats e outros programas ilegais e o BAN não será removido a nenhuma circunstância.

Também existe o sistema de OverWatch que o jogo disponibiliza aos jogadores para ajudar no combate contra pessoas que utilizam Cheat dentro do jogo (como WallHack, Aim Bot, entre outros…); para obter esse recurso o jogador precisa ter mais de 150 vitórias no modo competitivo, ter bastante horas de jogo, rank no competitivo acima de Ouro 4, alem de baixo número de denúncias em sua conta.

Mapas:

*imagens ilustrativas de alguns mapas do CS:GO

Counter-Strike: Global Offensive conta com 21 mapas “oficiais”, porém esse numero aumenta quando a desenvolvedora do jogo (Valve) lança uma nova “Operação” (como se fosse uma DLC), e esses mapas são distribuídos em grupos conforme o modo de jogo. Os dois mapas oficiais mais jogados são:

Cache:

*imagem de apenas um angulo em certo ponto do mapa;

Mirage:

*imagem de apenas um angulo em certo ponto do mapa;

A desenvolvedora do jogo recentemente vem lançando atualizações nos mapas, além de “reworks”. O mapa mais jogado no CS:GO era Dust 2, mas infelizmente a desenvolvedora “retirou” o mapa para fazer ajustes e dar uma repaginada. Recentemente, 2 mapas tiveram grandes mudanças, “Nuke” e “Inferno”

*O mapa Dust 2 pode ainda ser jogado em alguns modos, exceto no competitivo, pois no modo competitivo ele foi retirado para a desenvolvedora fazer ajustes.

Mapa “Inferno” antes e depois do Rework:

*mapa Inferno, bomb A antes do Rework;

*mapa Inferno, bomb A depois do Rework;

Para ver com mais detalhes a comparação do antes e depois do mapa “Inferno”, acesse o site oficial de CS:GO.

Mapas da Oficina:

Os mapas criados nas oficinas são feitos pelos próprios jogadores e disponibilizados gratuitamente para todo mundo, assim aumentando e muito o número de mapas que o jogo possui. Alguns mapas são feitos para os jogadores treinarem e aumentarem suas habilidades, tanto na mira, movimentação e até mesmo como lançar as variedades de granadas. Isso ajuda os jogadores novos e até mesmo os mais veteranos; um exemplo é o mapa “Aim Botz – Training” feito pelo usuário “uLLeticals”. O vídeo abaixo mostra o jogador profissional brasileiro “Fallen” da SK Gaming treinando suas habilidades enquanto fazia live stream:

https://www.youtube.com/watch?v=pbxyOj48RCs

Modos de jogo:

O game possui 5 modos de jogo, e os modos mais jogados são Casual e Competitivo. Há também outros tipos de modos de jogo, mas não oficiais, criados por outros jogadores na Oficina do jogo na Steam. Os modos de jogo são:

*imagem do menu mostrando os Modo de Jogo.

Mata-Mata: o jogador escolhe de qual lado ficará (TR ou CT), após a escolha o jogo colocará o jogador em uma posição aleatória pelo mapa (cada vez que morrer). O jogador tem direito a escolher seu armamento enquanto seu personagem fica imune durante alguns segundos. O jogador que fizer mais pontos até o final da partida, vence.

Corrida Armada: este modo de jogo se assemelha muito com o Mata-Mata, porém com algumas diferenças como: o jogador não escolhe a arma inicial, a cada 2 adversários mortos a sua arma é trocada, assim quem chegar na ultima arma, que no caso é a faca, o jogador vence a partida.

Demolição: nesse modo as partidas são por rounds, nele o player tem um lista de armas que são desbloqueadas a cada adversário morto. Neste modo, os terroristas (TR) têm que plantar a C4 ou então eliminar os contra-terroristas (CT). A cada adversário morto pelo jogador, ele recebe uma arma nova para ser utilizada no próximo round, e as partidas vão até melhor de 20 rodadas.

Casual: é um dos modos mais jogados pelos jogadores, principalmente para aqueles que não têm muita intenção em progredir com a patente do jogo e só querem se divertir, além de subir seu rank. Cada equipe começa de uma lado diferente no mapa, onde os terroristas tem o objetivo de plantar a C4 no local demarcado no mapa como ponta A e ponto B, enquanto os Contra-Terroristas protegem os 2 pontos, ou a equipe eliminar a outra por completo, vence. As partidas contém 30 rounds, a equipe que fizer 16 rounds ganha. O jogador recebe R$ 10.000 no começo da partida para usar nos armamentos. Vale ressaltar que chegando na 15ª rodada, os lados são invertidos (o time que está de CT fica como TR e vice-versa). Esse modo não possui fogo amigo, ou seja, seu colega de equipe não sofre danos por armas ou bombas atiradas sobre ele pela própria equipe.

No modo causal também há outro tipo de jogo chamado de Grupo de Reféns, onde a equipe CT deverá resgatar os reféns que estão na posse do time adversário (os TR); se no meio do resgate um refém for morto pela equipe CT, é descontado um valor no dinheiro do jogador e de sua equipe. As partidas são disputadas com 12 jogadores para cada lado.

Competitivo: é o modo mais jogado pelos jogadores; tem o mesmo objetivo que o modo casual, porém algumas mudanças: nesse modo tem fogo amigo, ou seja, você pode acabar matando ou ferindo seu amigo sem querer, recebendo uma punição na sua economia. O jogador começa com apenas R$ 800; conforme o time que ganhar a rodada, este ganha mais dinheiro que a equipe adversária, alem do jogador receber uma quantia extra por cada inimigo eliminado por ele. A economia do jogo interfere muito em como a equipe jogará a rodada, então cada round é muito importante. São 30 rounds, no final do 15º round as equipes invertem os “papéis”: a equipe que fizer 16 rounds vence a partida, porém, se ambas ganharem 15 rounds, as duas terminam empatadas. As partidas são disputadas entre 5 jogadores para cada lado. Ao terminar sua partida, o jogador tem acesso para baixar o replay da sua partida e assistir, podendo desfrutar de alguns comandos que o jogo permite, como sistema de raio X (onde é possível ver por trás das paredes a silhueta dos colegas e adversários), trajetórias dos tiros e granadas, entre milhares de comandos que existem disponíveis para o jogador.

Patentes no modo Competitivo:

No modo competitivo existem as patentes. Para obtê-las o jogador deve antes chegar no nível 20 de seu rank (jogando outros modos de jogo), pois o modo competitivo só será desbloqueado a partir desse nível; ao atingir, o jogador primeiramente terá de fazer a MD10 (melhor de 10), porém no inicio só poderá ganhar 2 partidas, e assim aguardar 24hrs para jogar e ganhar mais 2 partidas. Após concluído o MD10, o jogo irá avaliar suas vitória e principalmente seu desempenho nas partidas para liberar sua patente. As patentes são:

*patentes do CS:GO

Existem 18 patentes no total, que vão do Prata 1 ao Global; conforme a sua patente, você poderá jogar com adversários da mesma patente ou algumas vezes cair com adversários com a patente superior a sua. Quanto maior a patente, mais adversários experientes  aparecerão, assim exigindo sempre mais habilidades do jogador. Caso o jogador começa a perder as partidas, o jogo diminuirá a patente.

Rank do jogador:

O Rank  vai do level 1 ao level 40, e o XP é adquirido no final da partida independente se seu time ganhou ou não, mas cada modo de jogo te concede uma quantia de XP. Se o jogo estiver com uma operação ativa, o jogador poderá cumprir algumas missões para ganhar um bônus de XP; a cada 3 levels o rank ganha um novo simbolo e nome, como mostrado na imagem abaixo:

*Imagem retirada na comunidade da Steam, feita pelo usuário: 3st.


Medalhas de Serviço:

Ao atingir o level máximo, o jogador é liberado para reiniciar o rank. Cabe ao jogador decidir se reinicia ou não; se a opção for fazer o rank novamente, o jogador ganha uma Medalha de Serviço, que ficará em destaque no canto superior esquerdo da foto do perfil do jogador dentro do jogo. Essas medalhas começaram aparecer em 2015, e existia apenas 2 versões da medalha; a partir de 2016 as medalhas ganharam 7 níveis, ou seja, o jogador pode reiniciar seu ranqueamento 7 vezes para obter todas as medalhas, como mostra a imagem abaixo (as medalhas de 2015, 2016 e as deste ano):

*Imagem retirada na comunidade da Steam, feita pelo usuário: 3st.

Chegamos ao fim da Parte 1 de nossa análise especial sobre CS! Na Parte 2, nós mostraremos as armas que o jogo possui, as skins que são uma das partes mais cobiçadas pelos jogadores amadores e profissionais, além do comércio dessas skins e até o WorkShop que o jogo fornece para os jogadores criarem suas skins, além de curiosidades sobre o que os brasileiros “aprontaram” nos maiores campeonatos lá fora. Isso e muito mais você confere na segunda parte de nosso texto, CLIQUE AQUI para acessar e boa leitura!

 

O que você achou dessa notícia?

Animadora!
0
Gostei!
0
Amei!
0
Não tenho certeza!
0
Engraçada!
0

Você também pode gostar...