Salt and Sanctuary é um RPG de ação 2D que usa a série Souls, Castlevania e até Game of Thrones como fonte de inspiração, lançado em 2016 para PlayStation 4 e PC, a aventura chegou em 2017 no PlayStation Vita.

É praticamente impossível falar sobre Salt and Sanctuary sem mencionar Dark Souls e Castlevania, praticamente tudo no jogo é inspirado em Dark Souls (visual, combate, inimigos, até a interface de usuário) enquanto a inspiração de Castlevania é encontrada nas plataformas em 2D e nas áreas interligadas que você tem certa liberdade de exploração, mas não pode realmente progredir até adquirir algumas habilidades especiais (duplo-salto, pular na parede, controlar a gravidade…).

Assim como em Dark Souls, você luta gerenciando seu medidor de estamina que temporariamente se esgota com cada ataque, bloqueio e esquiva. Você equipa várias peças de armaduras, armas e anéis com um sistema de peso que influencia a sua mobilidade, você refaz os seus passos para recuperar a experiência perdida quando morre, as armas poderão ser seguradas em uma só mão e na outra equiparem um escudo, ou podem escolher uma arma de duas mãos para danos maiores.

O combate do jogo é rápido, com uma mistura de bloqueios, esquivas e pulos. Você tenta sobreviver aos diferentes tipos de inimigos, como esqueletos, aldeões, magos, cavaleiros pesados e o que mais você possa imaginar, tudo na temática Souls. O fato do jogo estar em duas dimensões apenas o torna mais difícil, já que só há duas direções para fugir.

Uma descoberta interessante ao fundir essas duas inspirações é como a navegação diferente se sente em um mundo 2D sem um mapa. Enquanto as aventuras de plataformas não-lineares como Symphony of the Night e Metroid forneceram aos jogadores mapas para que eles não se perdessem, Dark Souls queria que os jogadores se sentissem perdidos e memorizassem seus labirínticos cenários como parte do quebra-cabeça. Esse tipo de navegação de forma livre funcionou bem em um ambiente 3D, quando os jogadores tem uma visão mais periférica e podem ver na distância. Em 2D, no entanto se torna muito mais difícil de navegar sem um mapa.

Trazendo uma mistura do novo estilo Souls-like com o clássico Metroidvania e diversos elementos de RPG, Salt and Sanctuary  é extremamente divertido e desafiador para os jogadores mais experientes no estilo. A falta de tutoriais mais complexos e uma curva de dificuldade mais alta pode dificultar a jogabilidade para os jogadores mais novos… Se você gosta de Dark Souls e Castlevania, ou simplesmente curte bons jogos, esse é um jogo feito especialmente para você. Vale mencionar que o jogo foi portado maravilhosamente para o PlayStation Vita e é cross-buy com a versão do PS4.

E você leitor, já teve a oportunidade de experimentar este grande jogo, seja no console, PC, ou até mesmo no portátil da Sony? Veja abaixo um gameplay de Salt and Sanctuary rodando no PS Vita:

O que você achou dessa notícia?

Animadora!
0
Gostei!
0
Amei!
0
Não tenho certeza!
0
Engraçada!
0

Você também pode gostar...