Se há algo que define a série Final Fantasy é o senso de familiaridade em cada novo jogo. Aqueles que têm desfrutado da série por anos sempre podem encontrar elementos recorrentes para amarrar todos os jogos juntos, apesar dos jogos acontecerem em diferentes universos. World of Final Fantasy traz este senso de familiaridade a novos patamares, usando e abusando da maioria das criaturas e personagens presentes em todos os jogos da serie Final Fantasy, e com mecânicas de jogabilidade bem parecidas com a de jogos como Pokémon/Digimon.

World of Final Fantasy conta a história de Lann e Reynn no mundo misterioso de Grymoire, um mundo onde criaturas mágicas conhecidas como Mirages (criaturas baseadas em todos os jogos da serie Final Fantasy) vagueiam livremente. Alguns Mirages, entretanto, são menos livres do que outros, usados como armas pela Federação Bahamutian para forçar seu governo sobre outros países. Depois de sua primeira aventura curta em Grymoire, onde os irmãos aprendem mais sobre o poder que os define como Mirage Keepers (uma espécie de Mestre-Pokémon), Lann e Raynn, juntamente com o Mirage Tama, partem em uma jornada para despertar suas memórias perdidas, e salvar Grymoire e seus habitantes da tirania da Federação.

O sistema usado em World of Final Fantasy é o clássico Active Time Battle, com personagens e inimigos se revezando para executar ações. Lann e Reynn são os únicos personagens humanos, com Mirages capturados, monstros baseados em criaturas clássicas de Final Fantasy, compondo o resto da equipe. Ao contrário de outros jogos, para trazer mais membros da equipe para a batalha os jogadores terão que “empilhar”, criando efetivamente dois personagens diferentes, cujas estatísticas, habilidades e afinidades elementares são a combinação de Lann, Reynn e os dois monstros empilhados. Dependendo da situação, é possível desfazer as pilhas em batalha, com os três personagens ficando com a capacidade de agir de forma independente um do outro. A mecânica de empilhamento é possivelmente um dos sistemas de jogo mais interessantes em World of Final Fantasy, pois cria muitas possibilidades de personalização.

Todos os Mirages são pequenos, médios ou grandes em tamanho e, portanto, devem ser empilhados de certa maneira. Quando em forma humana, apenas Mirages pequenos ou médios podem ser empilhados na cabeça de Lann ou Reynn. No entanto, quando em tamanha miniatura, eles podem ficar em um Mirage grande, tendo um pequeno equilibrado em sua cabeça.

Tudo é apresentado com um visual que, bom, só pode ser descrito como fofo, parte Chibi e parte Kingdom Hearts. É provável que nem todos fiquem felizes com essa escolha artística. A trilha sonora é excelente, com versões remixadas de muitas músicas conhecidas da série.

Se a série Final Fantasy é sobre a familiaridade de alguns de seus elementos centrais, World of Final Fantasy é o jogo mais “Final Fantasy” em décadas. Com uma boa história, ótimo sistema de batalha, e bela apresentação, há muito pouco para não gostar sobre o jogo. A Square Enix conseguiu modernizar a clássica fórmula JRPG.

World of Final Fantasy está disponível para PS4 e PS Vita. Este redator jogou o game no PS Vita.

O que você achou dessa notícia?

Animadora!
0
Gostei!
0
Amei!
0
Não tenho certeza!
0
Engraçada!
0

Você também pode gostar...