A Microsoft anunciou a aquisição da PlayFab, um provedor de plataforma de back-end completo, de serviços para construir, lançar e desenvolver jogos conectados à nuvem. Essas ferramentas são projetadas para serem usadas por desenvolvedores de jogos em todas as plataformas (celular, PC e console). Em meio a tudo isso, um rumor divulgado pelo site Polygon, insinua que a Microsoft está interessada em adquirir a Electronic Arts, a Valve e outras desenvolvedoras de games, para sanar um dos itens mais questionados por fãs e imprensa, aumentar o leque de jogos exclusivos para a plataforma.

Alguns dos jogos “mobile” que a PlayFab produziu .

“Nós estamos nos mobilizando para prosseguir nossa extensa oportunidade no mercado de jogos de mais de 100 bilhões [dólares]. Isto significa ampliar a abordagem de como a Microsoft pode pensar em jogos de ponta a ponta, em começar com jogos e como eles estão criando e distribuído, e como são jogados e visualizados.” Disse, o atual CEO da empresa, Satya Nadella na reunião anual de acionistas.

Nadella: Alto investimento no segmento de jogos para recuperar espaço e atrair novos clientes.

Phil Spencer, promovido ao comando da divisão de jogos recentemente, comentou meses atrás ao Bloomberg, que o foco da empresa seria recuperar o espaço no mercado de games, proporcionando uma mudança positiva na empresa, procurando diversas parcerias, tanto que ele tem viajado bastante ao Japão, afim de consegui-las. Ele mesmo disse: “Nossa capacidade de avançar e criar conteúdo tem de ser um dos nossos pontos fortes. Nem sempre investimos no mesmo nível. Passamos por altos e baixos no investimento.”

Agora, é com ele! Phil Spencer pode definir o futuro da marca Xbox.

A PlayFab atualmente está fornecendo mais 1.200 jogos de empresas como a Disney, Rovio e Atari. Sua plataforma de jogos alimenta alguns dos títulos mais importantes da indústria atual, como as franquias “Angry Birds” e “Roller Coaster Tycoon” e tem atendido mais de 700 milhões de jogadores no mundo todo, esta aquisição amplia os investimentos e o trabalho que a Microsoft tem feito no Azure para fornecer uma plataforma de nuvem de classe mundial para a indústria gamer.

Dead Space e outros jogos de sucesso, viriam no pacote e poderiam ganhar sequências.

Se de fato, a empresa encampar a EA, automaticamente uma vasta e rentável lista de franquias de sucesso, poderiam fazer parte do “cast” de jogos exclusivos para as plataformas Xbox e Windows. Jogos como FIFA, Batllefield e Need For Speed, provavelmente NÃO seriam exclusivos, pois a empresa pode muito bem aplicar a mesma forma de distribuição multiplataforma, como fez com o seu Minecraft, que pode ser jogado em consoles Nintendo e Playstation, mas quem fatura é a Microsoft.

O mesmo modelo de negócios de Minecraft, deve ser seguido nas franquias “maiores” da EA: Multiplataforma.

Para nós, jogadores, esse rumor pode significar a volta de franquias esquecidas pela Eletronic Arts, como Dead Space, Mercenaries e Skate, com continuações ou “reboots”, assim como a própria EA fez com a franquia Batllefront, baseada no universo Star Wars. Vamos ficar de olho nos próximos movimentos da Microsoft, afinal, o mercado de jogos eletrônicos tem mais de 1 bilhão de jogadores, alimentando uma próspera indústria cujo ecossistema está evoluindo, crescendo e sedento por novidades.

 

O que você achou dessa notícia?

Animadora!
0
Gostei!
0
Amei!
0
Não tenho certeza!
0
Engraçada!
0

Você também pode gostar...