A Valve esteve recentemente envolvida em controvérsia depois de tentar remover da Steam jogos com conteúdos sexuais e outros temas sensíveis que não agradam a todos os jogadores. Foi uma medida sem sucesso, o que acabou por levar a Valve a questionar o que dever ser permitido ou não na sua loja digital, a maior do mundo no que diz respeito a jogos para PC.

Em um longo texto publicado na comunidade do Steam, a Valve explicou que:

“acabamos por regressar a um dos princípios na frente das nossas mentes quando começamos a Steam e mais recentemente quando trabalhamos no Steam Direct para abrir a loja a mais produtores: não deve ser a Valve que vai decidir isso”.
“Se você é um jogador, não devemos escolher por você aquilo que pode ou não comprar. Se é um produtor, não devemos escolher o conteúdo que tem permissão para criar. Estas escolhas são suas. O nosso papel deve ser providenciar sistemas e ferramentas para apoiar os seus esforços para que possa fazer estas escolhas por você e para te ajudar de uma forma que te faça sentir confortável.”
“Com esse princípio em mente, decidimos que a abordagem correta é permitir tudo dentro da Steam Store, exceto coisas ilegais ou que sejam descarado. Seguir esta abordagem vai nos permitir desviar a atenção de tentar vigiar o que deve estar na Steam e mais em construir ferramentas para dar às pessoas controle do conteúdo que querem ver.”

Basicamente, em futuro próximo vai poder escolher que tipos de jogos vão aparecer na Steam e deste modo pode evitar que apareçam jogos com tópicos ou temas nos quais não está interessado. Por outro lado, a Valve também vai proteger os produtores destes jogos com temas sensíveis.

“Se quiser mais opções para controlar exatamente os tipos de jogos que os teus filhos vêm na loja, vai poder fazer isso. E não são apenas os jogadores que merecem melhores ferramentas – os produtores de conteúdos controversos não devem ter que lidar com assédio por causa do seu jogo e estamos também construindo ferramentas e opções para os apoiar.”

Isto não significa que a Valve vai completamente ignorar o que deixa entrar no Steam, referindo que as leis variam por todo o mundo e que vai analisar caso a caso. Os produtores terão a opção no processo de submissão de alertar a Valve para conteúdo potencialmente problemático e caso não sejam honestos a Valve vai cortar relações com eles.

“A curto prazo, não vamos fazer mudanças significativas àquilo que chega ao Steam até terminarmos algumas das ferramentas que mencionamos nesta publicação,” avisou a Valve.

Concorda com a decisão da Valve? Ou acredita que é o dever da companhia filtrar conteúdos controversos?

O que você achou dessa notícia?

Animadora!
0
Gostei!
0
Amei!
0
Não tenho certeza!
0
Engraçada!
0
Julio Cesar Angelo
Games, Cinema, Quadrinhos, Ciência, Tecnologia, tudo embalado com muita informação para o Gamer de plantão. www.gamerspace.com.br

Você também pode gostar...