Em 22 de março de 1996, chegava ao PlayStation 1 o jogo que redefiniria o gênero “survival horror”, que foi gerado pelos primeiros games da série Alone In The Dark. Em 22 de março de 1996, chegava ao PlayStation 1 um jogo que, com uma cena de introdução filmada com atores reais, venderia milhares de unidades e ajudaria a alavancar as vendas do primeiro console da Sony. Em 22 de março de 1996, chegava ao PlayStation 1 o primeiro jogo daquela que viria a se tornar a principal franquia de uma das maiores empresas do mercado dos games: a Capcom.

Estamos falando, claro, de Resident Evil 1, jogo criado por Shinji Mikami, chamado de Bio Hazard no Japão, e que chegou ao mercado há 21 anos, primeiro para o PlayStation 1 e depois para o PC e o Sega Saturn. O enredo era envolvente e cheio de mistérios: no comando dos protagonistas Chris ou Jill, membros da unidade tática da cidade de Raccoon City (S.T.A.R.S.), o jogador precisava explorar uma mansão no meio de uma floresta, repleta de passagens secretas e armadilhas, e ainda tinham que lidar com zumbis e outras criaturas perigosas para tentar sobreviver. Para aumentar a imersão do jogador, Resident Evil 1 possuía grandes cenários (como não se lembrar do famoso hall da mansão?) e em ângulos de câmeras pré-determinados, o que transmitia facilmente um ar ameaçador e apavorante.

Resident Evil 1 foi um sucesso absoluto, vendeu mais de sete milhões de unidades até o presente momento (considerando todas as suas versões lançadas), deu um novo rumo ao gênero survival horror, foi considerado pela revista TIME como um dos 100 melhores jogos de todos os tempos, e abriu caminho para que suas sequências consolidassem a franquia como a mais importante e mais rentável da Capcom até hoje, bem como uma das franquias mais importantes de toda a indústria dos jogos.

Após algumas turbulências envolvendo o lançamento de Resident Evil 6 e sua fraca aceitação pela mídia especializada, conclui-se que a franquia Resident Evil chega aos seus 21 anos em grande forma: os filmes derivados da franquia para o cinema são um sucesso comercial (sendo o último, Resident Evil 6: Final Chapter, o de maior sucesso), uma nova animação está em vias de lançamento, chamada Resident Evil Vendetta, o super aguardado Resident Evil 2 Remake teve sua produção confirmada pela Capcom, e o recém lançado Resident Evil 7 trouxe de volta o terror e o clima “survival horror” dos games clássicos, sendo apresentado em uma nova engine, com gameplay em primeira pessoa, e trazendo um novo arco narrativo para a história.

O caminho que a série ainda tem a percorrer no mundo dos games é bastante extenso, afinal, se existem nomes a serem respeitados dentro do cenário gamer mundial, sem dúvida, Resident Evil é um destes nomes. Que venham mais 21 anos!

O que você achou dessa notícia?

Animadora!
0
Gostei!
0
Amei!
0
Não tenho certeza!
0
Engraçada!
0

Você também pode gostar...