Pokémon GO se tornou uma febre após o seu lançamento para os smartphones e tablets ao redor do mundo. Os jogadores, encantados com a possibilidade de “capturar” os monstrinhos da famosa franquia da Nintendo, passaram a sair de casa, sozinhos ou em grupo, na busca dos Pokémons, deixando claro que, acima de um game, Pokémon GO tinha também uma função social implícita.

No Japão, especificamente, esta função social ficou evidenciada em um conjunto de fiordes em Fukui, chamado Tojinbo. Banhado pelo Mar do Japão, o local vem há anos sendo tristemente marcado como ponto de suicídio, porém, tais suicídios diminuíram de forma impressionante nas últimas semanas, e, segundo o Olhar Digital, Pokémon GO tem muito a ver com isso.

Na região de Tojimbo, foram 12 suicídios em 2015 e 14 em 2016; já no primeiro trimestre deste ano, nenhum suicídio foi registrado no local, mesmo os índices de suicídio no Japão estando em uma alta histórica.

Acontece que, desde o surgimento de Pokémon GO o Tojinbo foi tomado por jogadores! A todo momento, muitas pessoas tomam o lugar atrás de algum monstrinho raro. Isso fez com que o antes desolado coletivo de fiordes se transformasse em área de lazer, o que afastou os potenciais suicidas.

Obviamente, isso não acaba com a questão, já que o fenômeno meramente tira o suicida de um ponto, porém ele pode ainda manter seus planos e escolher outro local a esmo para tirar sua própria vida.. mas a situação pode fazer com que a pessoa repense seus planos devido ao transtorno gerado. Curioso, não acham?!

Pokemón GO recentemente recebeu a adição de novos monstrinhos, como você pode ver no vídeo acima. O game encontra-se disponível gratuitamente nas lojas virtuais de Android e iOS.

O que você achou dessa notícia?

Animadora!
0
Gostei!
0
Amei!
0
Não tenho certeza!
0
Engraçada!
0

Você também pode gostar...